As empresas rodoviárias aqui pelas nossas terras nunca foram o primor no design com seus veículos, que são o seus produtos fundamentais. Provavelmente a maioria dos empresários do ramo não se importavam, mas ainda bem que existem boas exceções.

Há praticamente uma década os ônibus da Viação Util cruzam as estradas de estados como RJ e MG com carros de cores díspares, como o azul, magenta e verde, representando os tipos de serviço, contudo mantendo a estrutura do símbolo e tipografia nas carrocerias, mantendo a identidade. Mais recentemente, com o uso dos ônibus de dois andares a empresa decidiu a inovar e ousar na pintura dos veículos, com layouts de aquário, de animais como tigre e zebra e até mais para o lado cartoonizado com a estampa da pele de vaca. 

Nesse ano a Util trouxe a segunda leva, de formas, cores e temas mais criativos e vívidos, chamando a atenção de forma muito positiva, são composições alegres, demonstram brasilidade, texturas profundas e bem distribuídas. O interessante é que a pintura de determinados veículos teve a aprovação através de concurso nas redes sociais, sendo um trabalho de forte aproximação da empresa com seus passageiros e fãs - sim, fãs, descobri recentemente uma galera que estuda e são fãs dos busões e as empresas, são chamados de busólogos.

Tal circunstância já podemos considerar como um fato bacana no design brasileiro? Creio que sim, temos que considerar a atitude da equipe que elaborou esse plano e o executou, o fez com criatividade e em um nicho em que o design não tem tanta atenção.

A seguir, a nova fornada dos busões novos da Util!

TIGRE - De autoria de Phelipe Gabriel, de textura que replica a pele do tigre de bengala, o fundo gradiente do laranja para o branco, com as listras pretas por cima. Também uma camada acima o símbolo e assinatura tipográfica em marrom. De repente uma cor mais quente chamaria mais a atenção aqui em vez do marrom.

RIO - O modelo que dá para reconhecer de longe, estampado com o desenho do calçadão de Copacabana e suas pedras portuguesas, símbolo mor do Rio de Janeiro. Possui um bom contraste com a tipografia e o símbolo da Util, na cor magenta. Autoria de Erik Ferreira.

#UTILFUTEBOL - Desenhado por Gabriel Freitas Andrade, remetendo ao ano de Copa, o ônibus vem predominante verde e amarelo, em sua maior parte impressa a textura da grama. Símbolo e nome da empresa têm contraste limpo com o resto da composição, nem a bola de futebol atrapalha, pelo contrário.

GIRAFA - Ostenta na carroceria a textura da pele da girafa, com suas famosas manchas, indefectíveis e também reconhecíveis ao longe. Obra de Fábio Otávio.

FLOR DE MARACUJÁ - Elemento pertencente a nossa flora, não muito explorada e conhecida, apesar de até ser uma canção intepretada por Gal Costa, a Flor de Maracujá aqui é uma explosão de cores quentes e vívidas, como o vermelho e o amarelo, com auxílio voluntarioso do verde. E é harmônico com o conjunto símbolo/tipografia. Criação de Zácaro Cabral.