Captando o Flat Design
Você tem reparado que disposições visuais, como logotipos, websites e aplicativos têm ficado com visual mais limpo, mais direto? A causa, o catalisador disso é a direção que o design toma, denominado de flat, que podemos traduzir do inglês como plano, ou liso.
O flat design é o amadurecimento de um movimento, de uma tendência que vem ocorrendo desde a metade final da primeira década do século XXI, no qual as texturas, chanfros, entalhes e gradientes chamativos vêm saindo de cena. Tal caminho busca a simplicidade, também ser racional, impactante na mente de usuários, consumidores e afins.
O flat design é o amadurecimento de um movimento, de uma tendência que vem ocorrendo desde a metade final da primeira década do século XXI, no qual as texturas, chanfros, entalhes e gradientes chamativos vêm saindo de cena. Tal caminho busca a simplicidade, também ser racional, impactante na mente de usuários, consumidores e afins.
Não podemos afirmar se o flat design durará para sempre, mas sua estrutura minimalista e solidez pegou de vez. Por exemplo, o Sbt redesenhou seu logo, inspirado pela tendência, a Rede Globo lança mão de vinhetas bem distantes do habitual, a Apple que ficara resistente por tempos realizou a mudança no layout do sistema iOS pela base clean, e a própria Google que costumeiramente apresenta marcas simples e limpas, simplificou mais ainda a cara do seus produtos nas últimas semanas.
A seguir alguns tópicos, fazendo captar melhor sobre o que é o flat design:
Os componentes
Em virtude da legibilidade e organização, se utiliza de componentes gráficos simples, como botões e ícones. Em muitas oportunidades são formas puras geométricas, como retângulos, círculos ou quadrados. Também é permitido tons mais escuros, como negrito, no caso de sites para botões clicáveis e em certas ocasiões se lança mão de sombra projetada.
Tipografia
O tom das fontes deve corresponder ao esquema do resto da composição. Uma fonte elaborada demais pode soar como estranho no ninho em um projeto mega simples. Podem também ser ousadas, mas de forma simples e eficiente. Exemplificando essa parte, o logo do Pinterest.
As Cores
Alternam entre cores vibrantes e mais opacas, chapadas, sem um traço de tonalidades. Cores primárias e secundárias são as mais utilizadas. No mais, certos tipos de tons também são trabalhados com constância. Na imersão da tendência, cores como salmão, roxo, verde e azul são especialmente populares.
O Minimalismo é um ator importante
Poucos elementos e pesos bem equilibrados na concepção geral da peça gráfica. Cor e texto simples podem ser o suficiente. Existindo a necessidade de adicionar efeitos visuais, uma fotografia se encaixa muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário