Together - A União da Cidade em Torno do Astro Pródigo
Engraçada é essa vida, e a dose de graça (se é que podemos chamar assim) aumenta quando os holofotes vão para o meio esportivo. O por quê da ironia logo de cara? Porque o astro do basquete americano LeBron James depois de 4 anos retorna ao Cleveland Cavaliers, sua primeira equipe e que fica localizada perto da sua família. A loucura dessa história é que em 2010 LeBron teve uma tramsferência para Miami um tanto conturbada e conflituosa com os fãs. As pessoas ficaram rancorosas, queimaram camisetas, o vaiaram, xingaram. Entretanto a volta às origens está tendo um forte apelo emocional coordenado pelo marketing da Nike, patrocinador principal de James.
Together (juntos na tradução para o português) é o título do movimento. De acordo com o roteiro, juntos, LeBron, Cavaliers e os fãs de Cleveland vão amalgamar forças para alavancar a equipe rumo ao topo, rumo ao primeiro título da NBA. Como vocês vão ver o vídeo o teor da ação é cativante. James no papel de protagonista, o maestro em um cenário pré-jogo, chamando o time para a roda e soltando frases de incentivo, como "fazer por Cleveland". E aos poucos os torcedores vão chegando e abraçando a roda, em seguida a reunião de 5 toma o tamanho da quadra, do lado de fora do ginásio, da cidade inteira. Todos clamando em uníssono "Together!".
No entanto, puxo novamente a parte engraçada da história, e como realmente por grandes ambições e propósitos, muitos fatores podem ser revertidos. Os xingamentos e camisas queimadas imediatamente desapareceram com o anúncio da recontratação de LeBron pelos Cavs. Nesses 4 anos que se passaram, os torcedores/consumidores da NBA em Cleveland viram lá longe o seu atual camisa 23 se consagrar o melhor jogador da liga e ganhar dois títulos jogando pelo Miami Heat. E aí, o povo daquela cidade iria boicotar o melhor jogador por boicotar? Claro que não, o cara é o principal motor para uma possível conquista, estão novamente no mapa do basquete depois de temporadas desastrosas, o melhor realmente é recebê-lo como o filho pródigo que retorna à casa.
Pródigo aqui uso como sentido figurado, pois James escolheu em 2010 o que seria melhor para a sua carreira, foi profissional, contudo o torcedor de qualquer esporte se deixa levar pelo coração e não aceita algumas atitudes simplesmente profissionais. Mas dentro dessa insensatez ele tem a consciência e disposição de pagar qualquer preço para ver seu time no topo. E a Nike que não é boba nem nada se apropria do turbilhão de emoções e faz uma sedutora propaganda e vincular sua marca ao contexto.
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