Branding Estereotipado do Rio
Uma discussão gostosa de se fazer é opinar sobre o que seria a cara do Rio de Janeiro, o estilo, o que está em moda, as simbologias, a alegoria mais representativa. Para alguns estrangeiros fica fácil afirmar: é samba, é praia de Copacabana, é a mulata.
Para brasileiros de outros estados e até alguns cariocas nativos é essa mesma visão, acrescida de Maracanã, Ipanema, Barra da Tijuca, Portela, Salgueiro, roupas leves, feijão preto, Havaianas. Fora outras visões um tanto mais sujas como a violência, porém a questão, o mote para discussão é: isso tudo é a cara do Rio mesmo ou são estereótipos?
O estereótipo, mesmo na condição de brincadeira, incomoda um pouco, vai falar para um flamenguista que ele é analfabeto, ou chamar um botafoguense de chorão, é, isso tudo deixa chateações, contudo de forma pacífica dá até para se conviver, não tem jeito, nós somos cercados de preconceitos e convenhamos, o Rio é o estereótipo do Brasil. Vamos pensar por um lado positivo, essas são marcas que as pessoas criam, imaginam, sonham. Esse “branding” mental e estereotipado pode e precisa ser trabalhado de forma mais inteligente.
Uma dessas formas é perguntar aos próprios cariocas quais coisas lhes representam, ou que acham mais significativo. Essa ação é feita há algum tempo pelo jornal o Globo, que anualmente faz essa enquete e o resultado são várias marcas e empresas que aglutinam o espírito e a preferência dos cariocas. No resultado de 2013 o que mais chamou atenção foram: Marcas com a cara do Rio = Havaianas e Marcas com a cara da copa do mundo = Nike. Por quê? Ah, Havaianas não precisa nem falar muito, os caras nesses anos conseguiram captar com perfeição o estilo carioca de ir do show do Caetano a padaria do bairro de camiseta, bermuda e chinelo e colaram bem sua marca à cidade e se vendem assim de forma exitosa para o mundo todo. Já a Nike percebeu recentemente essa preferência e vem fazendo ações dentro da cidade, como a apresentação do uniforme da seleção para a copa de 2014. A Nike em comparação com a Adidas, sua principal concorrente, parece ser (ou se mostrar) uma marca esportiva mais leve e despojada, isso tá bem claro nas suas coleções e campanhas de publicidade, a Adidas se vende como algo bom, mas muito estiloso e elitista, e aí sendo esteriótipo ou não isso o cara que é carioca da gema se distancia.
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