Reflexões da Semana Design Rio
Ônibus decorado com o logo do evento, foto de Renato Faria |
Sim, os cariocas podem se orgulhar, bater no peito e dizer que agora têm um evento de design de porte. Entre os dias 23 e 27 de Outubro ocorreu a 1ª Semana Design Rio, chegando para ficar. E pelos conceitos pensados, a provocação proposta dessa semana que se passou… não vou dizer que foi estimulante, mais que isso, digo que ela está de igual pensamento com esse que vos escreve e um tanto mais de gente por aí.
Bom, deixa eu explicar melhor: sou sincero, fui apenas em um dos dias do evento, porém valeu como muitas e muitas aulas. O momento mais marcante foi a batizada “metapalestra” do Ricardo Leite, no qual descreveu e destrinchou todo o processo de criação da marca da Semana Design Rio, desde os rafes, estudos tipográficos até chegar as aplicações em peças gráficas. Resumir o conceito do logo é dizer que ele é conectado, integrado, possuindo vários caminhos, sendo isso bem fácil de ser visualizado. Não foi só, veio a parte mais interessante, a dos “por quês”. Ricardo explicou as reuniões que teve com o O Globo, patrocinador master da Semana, expondo o por quê de ter uma semana de design, e por quê dessa semana de design ser no Rio de Janeiro. Ter um período com palestras, workshops e afins na cidade maravilhosa, um local criativo e de vanguarda por si só, e colocar esse mesmo Rio finalmente como um pólo de Design, esses foram motivos mais que suficientes para convencer a diretoria de O Globo. Cliente convencido, faltava colocar a pimenta, mais um propulsor nessa máquina, e o que seria melhor? O objetivo da democratização, o design para todo mundo, lembram? Levar o design para ser compreendido, visto, experimentado, ouvido. Essas foram palavras doces que caíram sobre meus olhos e ouvidos.
O Rio + Design também fez presença com exposição de trabalhos. Foto de Renato Faria |
Depois desse momento entusiasmado e um pouco acalorado posso afirmar que tudo isso está no caminho certo, obviamente não precisamos esperar algo de grande porte acontecer para nos conscientizarmos e agirmos como designers defensores da sua profissão, mas é bacana demais essas conexões acontecerem e unirem tantos pensamentos e vozes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário